Azeite Aromatizado com Manjericão, Coentros e Laranja



Azeite aromatizado com manjericão, coentros e laranja

 


Ora aqui está uma das ideias para presentes de natal.
Desculpem por estar a demorar um pouco a "postar", mas o tempo não tem sido muito, já tenho uma alguma quantidade de fotos em lista de espera a aguardar publicação. Não perdem por esperar....

Vamos então ao azeite.

Este azeite, e aplicando à época que nos encontramos, pode servir para um fantástico presente de natal, pois será sempre útil, quando quisermos temperar aquela saladinha de polvo, alface, ou outra a gosto. Cada um dá a aplicação que mais desejar.
Como sempre, não tinha alguma coisa que chegasse para completar os ingredientes: Manjericão! Apenas tinha umas míseras 50 g de folhas de manjericão. Como não costumo atrapalhar-me, completei com coentros e o resultado foi bom na mesma. Por isso, podem usar outras ervas (frescas) que melhor vos agradar. E é tão simples....


Ingredientes:

50 g folhas manjericão
50 g folhas coentros
650 g azeite virgem extra
casca de 1 laranja (ou limão), só a parte laranja
Pimenta rosa em grão q.b.

Película aderente
funil
Filtro de café

Coloque no copo as ervas, 150 g azeite e a casca de laranja, pique 15 seg/vel 5. Com a ajuda da espátula baixe o que ficou na parede do copo e programe mais 10 seg/vel 7. Retire para um recipiente onde possa ficar a repousar, deite o restante azeite, cubra com película aderente e deixe ficar em repouso de um dia para o outro.
Coe o preparado com a ajuda do cesto e um filtro de café (fig 1), deite nas garrafas com a ajuda de um funil, adicione a pimenta rosa a gosto e conserve à temperatura ambiente cerca de um mês.



Fig 1.- Filtro

Sem comentários:

Enviar um comentário